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Sobre pavimentação

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22.11.2023 categorias Sem categoria

Sobre pavimentação

Pavimento Rígido x Pavimento Flexível: Entenda as Diferenças

A distinção entre pavimentos rígidos e flexíveis vai além do nome. Mas o que exatamente os diferencia? Neste artigo, exploramos as principais discrepâncias entre esses dois tipos de pavimentação, discutindo seus funcionamentos, vantagens e desvantagens!

Entendendo o pavimento rígido

Pavimento rígido - Estrutura de concreto

O pavimento rígido se destaca por sua estrutura robusta, capaz de absorver as tensões aplicadas sobre ele. Comumente composto por placas de concreto Portland dispostas sobre o solo. Apesar de poder ser reforçado com barras de aço, essa prática não é obrigatória.

Pavimento rígido - Imagem 1
Pavimento rígido - Imagem 2

Vantagens e desvantagens do pavimento rígido

Vantagens:

  • Distribuição eficiente de cargas, minimizando esforços no subleito.
  • Durabilidade elevada, poucos reparos e resistência a deformações e oxidação.
  • Vida útil de até 20 anos, reação positiva às intempéries.
  • Distância de frenagem reduzida, devido à maior aderência entre os pneus e o pavimento.
  • Contribuição para a redução da poluição e do consumo energético.

Desvantagens:

  • Manutenções mais prolongadas devido ao tempo de cura do concreto.
  • Escassez de empresas especializadas no Brasil, afetando a qualidade da instalação e controle tecnológico.

Compreendendo o pavimento flexível

O pavimento flexível é composto por camadas múltiplas que distribuem os esforços e pesos por toda a faixa de rolamento do solo. Ao contrário do pavimento rígido, evita concentrar cargas em uma única camada, preservando o solo. É amplamente utilizado no Brasil, representando 96% das rodovias pavimentadas no país.

Pavimento flexível - Imagem 1
Pavimento flexível - Imagem 2

Vantagens:

  • Demarcações viárias com melhor aderência devido à textura rugosa.
  • Custo mais acessível e perfil ecológico, justificando sua disseminação.

Desvantagens:

  • Requer mais manutenção do que o pavimento rígido.
  • Vida útil inferior a 10 anos em condições adversas, distribuição vertical de cargas impactando o solo.

A escolha entre pavimento rígido e flexível deve considerar as necessidades do projeto. Em rodovias com tráfego intenso, o pavimento rígido se destaca, apesar do custo inicial maior.

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